O termo “A-line” é usado para descrever um vestido, saia ou casaco de silhueta triangular, estreito e ajustado na parte superior e alargando-se do busto ou cintura em linha reta até a bainha. Mais especificamente, é claro, significa uma peça de roupa estruturada que fica afastada do corpo para formar as laterais do A.

Origem do termo linha A
O termo entrou pela primeira vez no vocabulário da moda através da coleção primavera de 1955 do designer Christian Dior, que ele chamou de “linha A”.

Em 1954 e 1955, ele projetou três coleções intimamente relacionadas com base nas formas das letras H, A e Y, que marcaram um afastamento da cintura marcada e fortemente acentuada que era a silhueta dominante de sua “Linha Corolle” de 1947 ( ou a coleção “New Look”.) A mais influente delas foi a coleção “A-Line”, caracterizada por ombros estreitos e um alargamento suave em forma de trombeta na bainha.

O visual característico desta coleção (“a silhueta mais desejável de Paris”, segundo a Vogue de 1º de março de 1995) era uma jaqueta sob medida, na ponta dos dedos, usada sobre um vestido com uma saia plissada muito larga.

Dicas de estilo e beleza de Christian Dior >>>
A ideia do formato A foi um sucesso e o termo rapidamente se tornou de uso comum. A linha A fez parte de uma série de looks polêmicos de meados ao final da década de 1950 que tiraram a ênfase da cintura e trouxeram um visual mais leve e casual à moda – vestidos de camisa e saco, túnicas largas e ternos foram mostrados por Dior, mas também por outros designers, principalmente Balenciaga e Chanel.
Dior e Saint Laurent voltaram aos anos 1960 na Paris Fashion Week >>>
A moderna silhueta A
Hoje, vestidos, túnicas e blazers em corte A são considerados algumas das peças de roupa mais confortáveis, elegantes e modernas. A linha A é um corte que combina tanto com mulheres altas e magras, quanto com mulheres mais cheias ou mais baixas que querem esconder o quadril.
10 dicas de moda para esconder com sucesso sua barriga e quadris >>>

Silhueta A é um corte que também combina com mulheres que têm busto exuberante, reduzindo visualmente a sensação de seios muito volumosos. Ao mesmo tempo, esse corte também é ótimo para mulheres com busto menor, pois a linha A dá a impressão de que você tem a quantidade certa. É por isso que esse corte está entre os favoritos e atemporal há 70 anos.
